Na Coroação da Rainha Vitória

Costumo dizer que uma biografia nunca está completa.

Há sempre qualquer coisa que ficou por dizer e a cada passo coisas novas chegam ao meu conhecimento. Uma referência ou facto que desconhecia, uma imagem inédita.

Por outro lado parece às vezes que as personagens sobre quem escrevi andam à minha volta, impacientes e ansiosas por recuperar o protagonismo que tinham quando, ao escrever os livros, me ocupavam em exclusivo a imaginação.

Eu próprio tenho saudades delas. Por isso faço-lhes a vontade sempre que posso ou tenho oportunidade: falo sobre elas, em público ou privado, contacto os descendentes, indago se não haverá aqui ou ali alguma carta esquecida, retrato que se pensava perdido ou história menos conhecida.

Hoje vou falar de Juliana, Condessa Stroganoff, “née”, como se dizia na altura, Almeida Oyenhausen. A sua vida foi um conjunto de viagens. Algumas de prazer, outras por obrigação e também as houve de tristeza e desespero. Recordemos então aqui a sua ida a Londres no ano de 1838.

Enquanto Portugal estrebuchava em pleno Setembrismo, estéril e radical, a capital do Império Britânico viveu em 28 de Junho o maior acontecimento mundial desse ano, a coroação da Rainha Victória. Grigory Alexandrovich Stroganoff esteve presente como Embaixador Extraordinário e representante pessoal do Czar Nicolau I. Para Juliana, que o acompanhou, a coroação foi porém muito mais do que a cerimónia daquele dia.

Uma frenética actividade social começou com a chegada das várias delegações estrangeiras. Sucederam-se as audiências reais e apresentações, jantares, recepções e festas, antes e depois da coroação, oferecidas pela Rainha e por diversas individualidades britânicas, cerimónias que foram por vezes correspondidas por alguns dos representantes estrangeiros. A estadia dos Stroganoff em Londres acabaria por estender-se por quase dois meses.

Uma leitura da imprensa da época permite-nos apreciar a carregada agenda do Embaixador Extraordinário e sua mulher.

 

East_Wing_of_Carlton_House_Terrace_a
Vista de Carlton Terrace

 

Chegaram por volta do dia 10 de Junho e instalaram-se em Carlton Terrace, onde Stroganoff tinha alugado dois edifícios contíguos entre os quais mandara fazer uma ligação para, como referiu o “Derbyshire Courier”, “afford adequate space for the display of the Count Stroganoff’s magnificence”.

Frances_Vane,_Marchioness_of_Londonderry
A amiga de Juliana Frances Vane, Marquesa de Londonderry

No dia 16 os Marqueses de Londonderry ofereceram-lhes “a sumptuous entertainment at Holderness House”. Na sequência de uma longa estada em S. Petersburgo a Marquesa tornara-se amiga de Juliana e o casal retribuía assim as atenções então recebidas dos Stroganoff.

Londonderrry_1

holderness-house_Galeria
Galeria de Holderness House, residência dos Londonderry

Já na manhã desse dia dia o Conde tinha apresentado as suas credenciais à Rainha, e de tarde o casal recebeu, segundo o “The Southern Reporter” várias visitas: o nosso conhecido Duque de Wellington, o Príncipe Esterhazi, embaixador permanente do Império Austríaco, a famosa Duquesa de Richmond, Lady e Lord Heytesbury (William à Court, antigo embaixador em Portugal) e outros tantos portadores de nomes sonantes.

A mais colorida pompa britânica envolveu a cerimónia da coroação, profusamente comentada pela imprensa nos seus vários aspectos. O “The Hereford Times” de 30 de Junho descreveu o desenrolar do cortejo de Constitution Hill até Westminster e ficamos a saber que as carruagens dos Embaixadores Extraordinários desfilaram pela ordem em que os mesmos se tinham apresentado em Inglaterra: a carruagem de Stroganoff – comprada para o efeito a um nobre britânico por 1.600 libras! – foi precedida pela do Príncipe Schartzenberg  e seguida pela carruagem do Príncipe de Ligne, embaixador extraordinário do Rei dos Belgas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A carruagem do Conde Stroganoff

 

O mês de Julho passaram-no os Condes Stroganoff integralmente em Inglaterra, na mesma alucinante sucessão de eventos sociais. Eles próprios ofereceram jantares e um baile em Carlton Terrace e foram convidados para um “dinner party” no renovado palácio de Buckingham, ocasião recordada pela própria Rainha no seu diário:

“Enquanto jantávamos na Gallery, Strauss tocou deliciosamente no Salão onde depois passámos algum tempo, antes de nos sentarmos no drawing-room que está junto à casa de jantar. Eu fiquei num sofá entre a  Princesa Schwartzenberg e Mme. Stroganoff. Lord Melbourn sentou-se ao lado de Mme Stroganoff, juntando-se-nos depois Esterhazy e Furstenberg que nos fez rir com a sua conversa. Todos falámos e nos divertimos até à uma e um quarto da manhã. It was a successful evening

 

Blue Drawing Room
Bleu drawing room em Buckingham

 

 

A última grande festa em que estiveram os Condes foi o “farwell entertainment” que em sua honra ofereceram o Duque e a Duquesa de Sutherland em Stafford House, reportado pelo “ London Courier and Evening Post Gazette” de 1 de Agosto.

 

Duques de Sutherland
Os Duques de Sutherland

 

Stafford_House_central_hall_and_principal_staircase_by_Joseph_Nash_1850
Stafford House

 

No dia em que se publicava esta notícia os Condes Stroganoff deixavam Inglaterra. Não sem uma nota de tristeza por parte de Juliana. Acalentara a esperança de ir a Lisboa visitar a família de quem estava separada havia mais de vinte anos. Mas os compromissos do marido com o Czar e o receio da situação política em Portugal obrigaram-na a renunciar àquela que seria a última oportunidade de rever sua Mãe. Foi á irmã Henriqueta que confessou:  “Falta-me o ânimo de escrever a minha Mãe que não posso ir a Lisboa quando estou tão perto de tanta felicidade que seria para mim vê-las a todas”

 

12.Carta com imagem Casa Fronteira
“Falta-me o ânimo …”

 

 

 

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s